quarta-feira, 17 de abril de 2024

Devocional

 O Perigo da Arrogância



 Neste devocional, refletiremos sobre o relato de Ezequias em 2 Crônicas 32:24-25 e como a arrogância pode nos afastar da graça de Deus.


"Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. Ele orou ao Senhor, que lhe respondeu dando-lhe um sinal miraculoso. Mas Ezequias tornou-se orgulhoso, e não correspondeu à bondade com que foi tratado; por isso a ira do Senhor veio sobre ele, sobre Judá e sobre Jerusalém." - 2 Crônicas 32: 24-25

A tendência humana ao orgulho e à arrogância ao atribuir a si mesmo os méritos que pertencem a Deus.

Ezequias, rei de Judá, foi curado por Deus de uma doença grave, mas em vez de reconhecer sua dependência do Senhor, tornou-se orgulhoso e não honrou a Deus devidamente.

Ezequias inicialmente buscou a Deus em oração e recebeu um sinal miraculoso de cura, mas, infelizmente, permitiu que a bênção recebida o levasse à arrogância, desviando-se do caminho da humildade e obediência.

Devemos reconhecer que todo dom e bênção vem de Deus e que a arrogância nos afasta da Sua graça e misericórdia.

A arrogância nos impede de reconhecer nossa dependência de Deus, nos leva a nos exaltar sobre os outros e nos afasta da comunhão com Ele. É importante humilhar-nos diante de Deus, reconhecendo nossa fragilidade e limitação diante de Sua grandeza.

Como temos lidado com os dons e bênçãos que Deus nos tem dado? Estamos dando glória a Ele ou estamos nos exaltando em nossa própria força?

Assim como Ezequias, que se deixou levar pela arrogância, precisamos constantemente lembrar que tudo o que somos e temos vem de Deus. Devemos cultivar a humildade e a gratidão em nossos corações, reconhecendo que somos dependentes Dele em todas as áreas de nossa vida.

Olhar para Jesus Cristo como o exemplo máximo de humildade e submissão a Deus, que nos ensina a depositar nossa confiança e reconhecer a soberania do Pai em todas as coisas.

Ore pedindo a Deus para revelar áreas de arrogância em sua vida e ajuda para cultivar uma atitude de humildade e gratidão em todas as circunstâncias.

Oremos...

Senhor, perdoa-nos quando permitimos que a arrogância e o orgulho se instalem em nossos corações. Ajuda-nos a reconhecer que todas as bênçãos vêm de Ti e que devemos nos humilhar diante da Tua grandeza. Que a humildade e a gratidão sejam características marcantes em nossa vida, para a Tua glória. Em nome de Jesus, amém.


Com amor, 

Pastor Camilo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devocional - Rev. Camilo

Os lábios do justo "Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade." - Provérbios 10:32...